Escritorio%20de%20Advocacia%20Trend%20Ca

DIVERSIDADE E EQUIDADE

Todes da RMM são  responsáveis pela manutenção de um ambiente de trabalho inclusivo, seguro e harmônico.

 

​O sexismo, a homofobia, o racismo e a intolerância religiosa são exemplos de preconceitos que se manifestam na nossa sociedade e se refletem em ambientes corporativos, marginalizando pessoas e inibindo o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Ao reconhecer seu papel como agente de transformação da sociedade e de promoção da Democracia, a RMM está investida em aprimorar constantemente as iniciativas ESG (“environmental, social and governance” ou "ambiental, social e governança", em português) que integram a gestão do escritório. 

No aniversário de 59 anos da RMM (2020), conduzimos uma conversa inspiradora com Preto Zezé, Presidente da Central Única das Favelas (CUFA), o que também estimulou a criação do Comitê de Diversidade e Equidade da Advocacia

Comitê de Diversidade e Equidade

 

Uma dessas iniciativas é o trabalho conduzido pelo Comitê de Diversidade e Equidade da RMM. Criado na Semana da Consciência Negra de 2020, o Comitê é formado por voluntáries da Advocacia de diferentes núcleos e posições. Cerca de 15 advogades, colaboradores e estagiáries se reúnem periodicamente para promover iniciativas de inclusão e combate à diferentes formas de discriminação, de forma a garantir um ambiente inclusivo, diverso, equitativo e seguro para todes. Os objetivos do Comitê são:

1. Contribuir para a construção de uma sociedade pacífica, justa e inclusiva, em respeito aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (PNUD)

2. Identificar, atrair, reter, engajar e promover profissionais, em todos os níveis hierárquicos da RMM, que reflitam a composição demográfica nacional. 

3. Promover a inovação nas áreas de atuação da Advocacia.

Para alcançá-los, o trabalho do Comitê se divide entre campanhas de conscientização e educação, e criação de políticas que promovam a cultura organizacional da RMM. 

EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

Para alcançar esses objetivos, parte do trabalho do Comitê reside na identificação de pontos sensíveis para a promoção de valores como inclusão, diversidade e equidade dentro da RMM. Daí em diante, em parceria com a gestão e o Departamento de Recursos Humanos, são criadas ações educativas e sugestões de políticas organizacionais que impactam o nosso comprometimento com a produção de conteúdo (comunicação), os processos seletivos e a atuação pro bono do escritório.  

TREINAMENTO COM O INSTITUTO DA COR AO CASO

Em maio de 2021, por exemplo, a RMM organizou uma jornada de treinamentos com o Instituto Da Cor ao Caso. A iniciativa vem na sequência de uma reflexão interna sobre os resultados do primeiro Censo da Advocacia, que tem como objetivo criar um “mapa demográfico” anual dos perfis que compõem a nossa equipe para estabelecer metas e políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável da RMM. 

 

O primeiro encontro com o Instituto aconteceu no Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento (21 de maio, conforme agenda da ONU), e tratou de questões de gênero com mais de 50 pessoas da RMM. Na segunda rodada, que aconteceu na semana que marcou um ano do assassinato de George Floyd - caso de violência policial que deu vazão a movimentos como #BlackLivesMatter e #VidasNegrasImportam -, o treinamento foi focado em questões de raça.

 

Conforme frisou Lucas Miller, sócio e gestor da RMM, “O que um escritório de advocacia faz é defender a justiça e a liberdade, então promover oportunidades de aprendizado coletivo é parte essencial do nosso trabalho".

Screenshot (432).png

“Excelente a iniciativa da RMM! Essa tomada de consciência sobre a importância do letramento racial e do debate sobre diversidade nas organizações é fundamental tanto para a performance da empresa, quanto para a construção de uma relação saudável e respeitosa entre os profissionais da equipe, mesmo que essa relação seja virtual. A interação dos envolvidos foi ótima e trouxe um impacto muito positivo ao treinamento!", comentou Anita Machado, Diretora Executiva do Instituto Da Cor ao Caso. 

PRONTA PARA O FUTURO E À DISPOSIÇÃO, DESDE 1961

Fundada sobre pilares humanistas, a RMM entende que precisamos trabalhar juntes constantemente para construir a Advocacia e a sociedade que queremos ser. 

 

"Essas iniciativas integram os passos necessários para garantir o desenvolvimento de profissionais alinhades aos valores organizacionais da RMM e a longevidade do escritório", conclui o sócio Thiago Miller.

Sala de reunião Mandela
press to zoom
Marta Silva, jogadora de futebol, na entrada da RMM Fit (academia)
press to zoom
A nova sede da RMM oferece banheiros neutros (que não fazem distinção entre "masculino" e "feminino"
press to zoom
Boxeador e ativista Muhammad Ali no espaço RMM Fit
press to zoom
Sala de reunião Gandhi
press to zoom
1/1