top of page

O Futuro do Trabalho nas Plataformas Digitais: destaques do evento

No dia 09/03 (quinta-feira) às 17:45h, contamos com a presença do Prof. Me. Dr. Celso Peel aqui no Restaurante 20 Minutos para discutirmos qual será o futuro das relações trabalhistas no contexto da economia 4.0, adotando como pano de fundo a proposta de diretiva do Parlamento Europeu.


O texto prevê a adoção de critérios objetivos para a caracterização ou não do vínculo empregatício com a garantia de gozo dos direitos correspondentes para os trabalhadores em plataformas digitais, assim como a exigência de maior transparência quanto à gestão algorítmica, inclusive de modo a permitir a contestação de decisões automatizadas e assegurar a supervisão humana das condições de trabalho.


A mesa debatedora, composta pelo Dr. Juarez Camargo (sócio e coordenador do Núcleo de Direito Trabalhista da RMM), Daniel Reis (estagiário da RMM) e o Prof. Me. Dr. Celso Peel, traçaram, também, um paralelo com o processo de uniformização da jurisprudência que se encontra em andamento junto ao Tribunal Superior do Trabalho e o manifesto desejo do atual Governo em regulamentar essa modalidade de trabalho, não sendo demais lembrar que o debate impactará todos os setores que caminham para a automação de suas operações.


Fica, portanto, o seguinte questionamento: Sobre qual tipo de trabalhador em plataformas digitais estamos tratando? O trabalhador contratado diretamente pela plataforma digital ou o trabalhador que tem sua atividade mediada pela plataforma?


Após os debates, tivemos um happy hour para os convidados presentes.


Confira abaixo as fotos do evento:




Comments


Posts Em Destaque
boletim antaq
bottom of page