sustentabilidade

A Advocacia Ruy de Mello Miller é uma das maiores bancas da Região da Baixada Santista, com mais de 50 profissionais em 2018. A empresa passa por um forte movimento de expansão das suas atividades, tendo em vista o desenvolvimento das áreas com as quais trabalha, bem como o de paralelas, como a indústria do Petróleo e Gás e o mercado Imobiliário. Tais demandas, que intensificam o movimento de contratação de mão de obra e a ampliação de infraestrutura, contribuíram para a preocupação de seus dirigentes sobre como incrementar o desenvolvimento sustentável da organização. Ao longo do ano, os profissionais também desenvolvem iniciativas de cunho não econômico em parceria com organizações de terceiro setor.  

Mais do que uma certificação oficial, as diretrizes sustentáveis fazem parte do dia-a-dia da empresa, que promove internamente ações voltadas ao desenvolvimento sustentável, tais como:

Pensando nisso, no ano de 2011 a Advocacia Ruy de Mello Miller, assessorada pela Eccaplan - Consultoria em Desenvolvimento Sustentável, passou a inventariar a emissão de carbono gerada por sua atividade, a fim de compensar tal consumo através da aquisição de Créditos de Carbono.

- Redução do consumo de energia elétrica e emissão de gases poluentes (com o incentivo da redução de veículos entre seus colaboradores no deslocamento de suas residências à sede da empresa);

- Criação de procedimentos eletrônicos internos, a fim de reduzir significativamente a utilização de papel;

- Seleção de resíduos sólidos;

- Criação de grupo de voluntariado, que desenvolve atividades que vão além das campanhas de assistencialismo já praticadas anteriormente, com a doação de parte do horário de trabalho para apoio de projetos sociais (Programa Hora Cidadã);

- Incentivos aos profissionais que somam às políticas sustentáveis citadas anteriormente. Entre elas: estímulo à prática esportiva, patrocínio de atividades físicas externas e clube de bem-estar, canais de comunicação alternativos para a exposição de manifestações e construção de relações transparentes (Ouvidoria interna) e cursos de aprimoramento técnico e de gestão.

Por fim, entre as principais metas desta campanha perene está a já iniciada tarefa de multiplicar a filosofia em Santos e Região, e contribuir para o desenvolvimento de tecnologias limpas. A ideia é influenciar não só colaboradores e familiares, mas também clientes, fornecedores e entidades de classe que ainda não atentaram, com a devida ‘transpiração’, de que a adoção de atitudes sustentáveis é uma condição, e não uma opção para a nossa sobrevivência como sociedade.

O inventário público da Advocacia Ruy de Mello Miller, portanto, sintetiza este velho-novo passo na construção de políticas e práticas socialmente justas, economicamente viáveis, e ambientalmente corretas para seus próximos 50 anos de serviços jurídicos e desenvolvimento humano.

Assim, a Advocacia Ruy de Mello Miller passou a ser o primeiro escritório de advocacia do Brasil a ter seu inventário de carbono publicado no Registro Público de Emissões do Programa GHG Protocol, mantido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, recebendo o Selo Prata do Programa.

© 2018 por Advocacia Ruy de Mello Miller.