top of page

A Evolução da Automação e os Impactos no Mercado de Trabalho

Na quinta-feira passada (27/04) discutimos qual será o futuro do mercado de trabalho no contexto da indústria 4.0 e, consequentemente, com a evolução do processo de automação e da inteligência artificial no todo.

O evento teve como palestrantes a Dra. Patrícia Guedes Augusto Dantas (advogada do Núcleo Sindical da RMM), Fabiana Morgante de Alencar (IT Manager da Brasil Terminal Portuário) e João Gilberto Campos (CEO da INCATEP - Instituto de Capacitação Técnica Profissional.).


Além da discussão sobre como a automação impacta e irá impactar no mercado de trabalho, a exposição traçou numa linha do tempo como as 3 Grandes Revoluções Industriais trouxeram ao trabalhador a necessidade de buscar novas habilidades e se especializar em novas frentes de trabalho diante dos avanços tecnológicos decorrentes desses períodos e como para aqueles que não acompanharam esse movimento global, passaram cada vez mais a trabalhar em serviços informais e com pouco ou sem qualquer direito trabalhista, também não sendo diferente no setor portuário.


As tecnologias presentes nos portos (e a grande possibilidade da instalação de ghost terminals no Brasil) trazem à conclusão de que os sistemas de automação e demais avanços da tecnologia são mais um meio de ferramenta para o trabalhador do que um meio para substituí-lo.


Após os debates, tivemos um happy hour para os convidados presentes.


Confira abaixo as fotos do evento:


Comments


Posts Em Destaque
boletim antaq
bottom of page