top of page

Thiago Miller participa do 1º webinar Porto&Mar Negócios promovido pelo jornal A Tribuna de Santos


No dia 3 de setembro de 2020, o sócio Thiago Miller participou do 1o. webinar Porto&Mar Negócios. Promovido pelo Jornal A Tribuna de Santos, e apresentado por Maxwell Rodrigues, o evento sobre o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado de Santos também contou com a participação de Rodrigo de Farias Julião, Presidente da OAB/Santos, Sérgio Aquino, Presidente da FENOP (Federação Nacional de Operações Portuárias), do economista Rodolfo Amaral, e de Marlos Tavares, Diretor de Logística da Tegma Gestão Logística S/A.

3 mil postos de trabalho, 6 milhões de reais injetados mensalmente na economia local e o desrespeito à regra de ouro na atracação de navios: durante o webinar, o sócio Thiago Miller teceu críticas ao PDZ do Porto de Santos sob a perspectiva da relevância do cais público e dos problemas que já desafiam seus operadores.

Com base em números do OGMO Santos que demonstram a representatividade da movimentação de cargas diretas (spot) no emprego de TPAs, na defasagem estrutural atual e na previsão de longo prazo para expansão dessas operações, que complementam a atividade dos terminais arrendados, Thiago argumenta que faltou representação política no olhar do PDZ para a Baixada Santista. "O PDZ foi apresentado diversas vezes, mas faltou diálogo. O documento fala muito na relação Porto/Cidade, mas essa relação tem muitas facetas... As áreas previstas para operação do cais público na Alemoa não têm berço, retroárea, nem dragagem”. Ele também destacou que a regra de ouro de atracação de navios por ordem cronológica, uma vez garantida a prioridade aos arrendatários, vem sendo desrespeitada e isso está criando uma falta de isonomia no Porto de Santos. “O plano futuro tem que considerar o presente", frisou.

Se você não pode acompanhar o evento, a gravação já está disponível no YouTube:

Posts Em Destaque
boletim antaq
bottom of page